A primeira morte por dengue em 2025 no Brasil aconteceu no Amapá, no município de Mazagão, segundo dados do Ministério da Saúde. Nos primeiros 13 dias do ano, de acordo com a pasta, o país contabilizou 16.913 casos prováveis. O coeficiente de incidência da doença é de 8 casos por 100 mil habitantes.
Segundo os números deste ano, o estado com maior incidência da doença é o Espírito Santo, com 95,1 casos por 100 mil habitantes. Até o momento, 3.900 casos prováveis foram contabilizados no Espírito Santo.
Em segundo lugar, aparece o Acre, com 438 casos prováveis e coeficiente de 49,7 por 100 mil. Depois, vem São Paulo, com 7.532 casos prováveis (o maior em números absolutos) e 16,4 casos por 100 mil habitantes.
O Amapá, que registrou a primeira morte neste ano, teve apenas dois casos registrados até o momento. De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o óbito foi registrado no município de Mazagão, região metropolitana de Macapá.
Acesse o link para o Painel de Monitoramento das Arboviroses https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses