quinta-feira, maio 1, 2025
spot_img
InícioCidadesBanco de Leite Humano do Amapá orienta mães sobre higienização e armazenamento...

Banco de Leite Humano do Amapá orienta mães sobre higienização e armazenamento adequados para doação

Cerca de 50% da coleta é descartada devido à presença de impurezas como cabelos, formigas e outras sujeiras

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, intensificou as orientações às mães doadoras para garantir a qualidade do leite humano que chega à unidade. Atualmente, cerca de 50% do que é coletado precisa ser descartado devido à presença de impurezas como cabelos, formigas e outras sujeiras, além da falta de armazenamento adequado.

Embora a campanha permanente do Governo do Amapá para incentivar novas voluntárias tenha aumentado as doações, o estoque ainda é insuficiente para a alta demanda e esse índice elevado de desperdício compromete o atendimento dos bebês prematuros e/ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da maternidade.

A coordenadora do BLH, Fadianne Soares, explica que o leite materno doado passa por um processo que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade rigoroso antes de ser distribuído. Ela destaca a importância da higienização correta durante a coleta.

Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano

“Estamos recebendo bastante leite, mas quase metade é desprezada porque não passa na análise. Essa situação afeta diretamente o fornecimento para os recém-nascidos de baixo peso e prematuros, nosso principal público-alvo. Estamos disponibilizando um frasco por dia para a maternidade”, explica Fadianne.

Segundo a coordenadora, o BLH realiza um trabalho de rastreamento das doadoras cujo leite tem sido descartado nas análises, para oferecer orientações. Além disso, campanhas educativas são realizadas na maternidade para que as mães recebam a informação adequada antes mesmo de irem para casa.

COLETA ADEQUADA DO LEITE  

A técnica de enfermagem do Laboratório de Pasteurização do Banco de Leite Humano, Maria Gonçalves, ressalta que o armazenamento inadequado é outra causa frequente de descarte do alimento.

Maria Gonçalves,, técnica de enfermagem do Laboratório de Pasteurização do Banco de Leite Humano do Amapá

“Às vezes, o leite chega aqui já com sinais de descongelamento, o que compromete a qualidade e aumenta o índice de acidez. É essencial que o leite chegue congelado para ser bem aproveitado”, alerta Maria.

Cerca de 50% do leite coletado é descartado devido à presença de impurezas como cabelos, formigas e sujeiras

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, para isso basta estar saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Para as voluntárias, o Banco de Leite fornece um kit contendo: frasco esterilizado com tampa plástica, máscara, touca e gaze, panfleto informativo e saco plástico para armazenar o frasco coletor.

 

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body