Entre sábado (26) e domingo (27), policiais penais identificaram e prenderam em flagrante 10 visitantes que tentaram entrar no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, com grandes quantidades de entorpecentes e outros materiais ilícitos. Das detidas, quatro foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

A abordagem aconteceu durante o processo de revista pela passagem no “scanner corporal”, no horário de entrada de visitantes. De acordo com o diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Júnior, o fato é histórico no sistema penitenciário do Amapá.
“Neste fim de semana, a penitenciária masculina, conhecida como ‘Cadeião’, alcançou um feito inédito: a prisão de 10 visitantes em flagrante, acusados de tentar introduzir materiais ilícitos na unidade. Esse resultado é atribuído às recentes mudanças na gestão penitenciária, que incluíram a redistribuição e rotatividade de servidores entre as unidades prisionais, viabilizadas com a nomeação, pelo governador Clécio Luís, da última turma de 250 novos policiais penais, aprovados no concurso público”, frisou Luiz Carlos.
O diretor do instituto destacou ainda que o resultado positivo do trabalho de revistas e fiscalização no ingresso de visitantes na sede penitenciária é indicativo dos bons resultados das medidas planejadas de segurança para o sistema prisional.
As mulheres detidas foram levadas para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval, em Macapá, onde foram encaminhadas às autoridades da Polícia Civil para as medidas cabíveis que o caso requer juridicamente.
O diretor do Iapen informou que, na esfera administrativa, todas as mulheres ficarão impedidas de realizar visitas enquanto aguardam julgamento e tempo da condenação.