terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioPolíciaGaeco pede prorrogação de prazo para investigar supostas ilegalidades na Câmara de...

Gaeco pede prorrogação de prazo para investigar supostas ilegalidades na Câmara de Vereadores de Macapá, no período de 2015 a 2018

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), promotor de justiça Rodrigo Cesar Viana Assis, encaminhou pedido a 1° Promotoria de Justiça da Defesa do Patrimônio Público da Propriedade Administrativa e das Fundações, requerendo a  prorrogação do prazo de Inquérito Civil Público que apura supostas ilegalidades operadas no âmbito da Câmara Municipal de Macapá, no período de 2015 a 2018, envolvendo Yuri Pelaes Brito, Rafhael Rocha Quaresma e Maria Zinete Paiva Cardoso..

O pedido encaminhado no último doa 7 de janeiro ao promotor Alberto Eli Pinheiro de Oliveira justifica a necessidade de prorrogação do prazo em razão da necessidade de regularizar o prazo do Processo Extrajudicial Eletrônico nº 0005161-21.2020.9.04.0001, que apura supostas ilegalidades no período de 2015 a 2018, referente aos valores destinados à verba indenizatória para exercício parlamentar.

O procedimento investigatório criminal foi instaurado em 2019, pelo então coordenador do Gaeco, Afonso Gomes Guimarães. Durant o período em que o inquérito tramitou no Gaeco foram instaurados pedidos de busca e apreensão, pedido de quebra de sigilo de dados e ação penal, todos em tramite na 4° vara criminal da comarca de Macapá.

No último dia 17 de dezembro foi realizada a audiência de instrução e julgamento, quando deveriam ser ouvidos as testemunhas e os réus, porém em razão do não comparecimento de uma das testemunhas, a audiência foi adiada.

Procurado pela reportagem do ConectAmapá para mais detalhes sobre o caso, o gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pedro da Lua (União), respondeu que o presidente não tem conhecimento do caso e que o fato ocorreu quando Da Lua sequer era vereador. A reportagem tentou ainda contato com o ex-vereador Yuri Pelaes, mas não obteve sucesso.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body