quarta-feira, abril 30, 2025
spot_img
InícioCidadesGoverno do Amapá atendeu mais de 77 mil famílias em vulnerabilidade alimentar...

Governo do Amapá atendeu mais de 77 mil famílias em vulnerabilidade alimentar em 2024

Dados da Secretaria de Assistência Social mostram que mais de 300 mil pessoas já foram amparadas pelos programas do Estado de combate à fome

O Governo do Amapá segue ampliando ações para atender famílias em insegurança alimentar em todo o estado. Dados divulgados pela Secretaria de Assistência Social (Seas), mostram que 77.263 famílias foram beneficiadas em 2024, com kits de alimentos e outros benefícios como vale gás e água mineral. As atividades fazem parte do Plano de Governo da atual gestão que visa atender diretamente pessoas em vulnerabilidade alimentar e social.

Os índices, ainda em fase de conclusão, apontados por técnicos da Seas, evidenciam que até a primeira quinzena do mês de março de 2025, foram distribuídos 7.986 mil kits de alimentos em diversos municípios, do programa Amapá sem Fome, com destaque para entrega de mais 1,3 mil kits em Laranjal do Jari e 1,6 mil kits para famílias no Bailique, distrito de Macapá, sem ainda incluir a entrega de mais de 2,4 mil kits alimentares nas áreas indígenas de Oiapoque.

Desembarque de kits de alimentos para atender famílias ribeirinhas da comunidade de Cupixi, em Porto Grande

Os números apontam ainda que as atividades de combate a fome no Amapá, envolve os serviços de outras instituições estaduais e também do Governo Federal, como é o caso do convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que possui o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), para oferecer alimentos verdes e orgânicos para as famílias.

“Atender as famílias em vulnerabilidade é uma das nossas obrigações e trabalhamos muito para chegar até elas em qualquer localidade do estado, por isso, conseguimos reduzir em mais de 14% a insegurança alimentar e a extrema pobreza no estado. Tudo isso faz parte do nosso planejamento que é acolher essas famílias, como dos pescadores de Serra do Navio”, destacou o secretário da Seas, Hugo Paranhos.

Secretário da Seas, Higo Paranhos, durante ação para atender pescadores de Serra do Navio

Nos últimos índices publicados pelo Governo Federal, contabilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o Amapá lidera a lista com a queda mais expressiva de pobreza, caindo de 47,8% em 2022, para 33% em 2023. Os números de 2024, para avaliação nacional, ainda estão em levantamento.

O estado apresenta estratégias para garantir alimentação a população vulnerável, através do programa Amapá Sem Fome, que atende, prioritariamente, mais de 13% da população que possuem uma ou nenhuma refeição diária.

Entrega de alimentos para moradores da localidade de Cupixi

Além disso, o Amapá tem alcançado a população em vulnerabilidade com o Acolher Amapá, que auxilia emergencialmente famílias em situações de crises extremas. Com o fortalecimento de ações conjuntas e direcionadas, está sendo possível garantir segurança alimentar e manutenção da renda das famílias do estado

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body