quinta-feira, maio 1, 2025
spot_img
InícioPolíticaGoverno solicita que MP apure exibição de filme com imagens impróprias para...

Governo solicita que MP apure exibição de filme com imagens impróprias para alunos da rede pública

Através de oficio encaminhado ao promotor de justiça de defesa da educação, o governo do Estado, solicitou providências para apuração dos fatos relacionados a exibição de filmes integrante da programação da 14ª Amostra de Cinema e Direitos Humanos, realizada no Cine Territorial do Amapá – cuja curadoria é de responsabilidade do Curso de Artes da Universidade Federal do Amapá.

De acordo com informações há indícios de que um dos filmes exibidos apresentou conteúdo sensual e de nudez ao público-alvo formado por alunos da rede estadual de ensino fato que gerou desconforto e preocupações entre a comunidade escolar, pais e responsáveis.

No oficio o governo do estado comunica o MP que encaminhou expediente a Secretária de Estado da Educação, determinando a imediata suspenção da programação da 14ª Amostra de Cinema e Direitos Humanos, em cartaz no Cine Teatro Territorial do Amapá e a adoção das medidas necessárias para esclarecer o ocorrido, incluindo a abertura do devido procedimento administrativo.

Outra providencia adotada pelo governo foi o registro de um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Contra a Criança e Adolescente de Macapá – Dercca, para que seja intimado os curadores/organizadores do evento para esclarecer o ocorrido.

O longa-metragem exibido foi “Cidade; Campo”, protagonizado por Bruna Linzmeyer e premiado no Festival de Berlim deste ano. Durante a sessão, alunos gravaram a cena em questão, enquanto riam e gritavam diante do conteúdo explícito.

Em nota oficial, a organização da mostra, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, reconheceu a falha e garantiu que medidas foram tomadas para evitar novos incidentes. “Pedimos sinceras desculpas à comunidade escolar e ao público pelo ocorrido. Houve um erro na atribuição da classificação indicativa do filme desta sessão específica, e realizamos uma reavaliação interna para adequação mais precisa ao seu conteúdo. A escola e a produção local na cidade de Macapá não têm qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.”

Também por meio de nota a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) afirma a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é um evento nacional, concebido e executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Leia o conteúdo da nota

NOTA INFORMATIVA – Sobre a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) informa que a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é um evento nacional, concebido e executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e não tem vínculo com este projeto.

O professor Aldrin Santana, mencionado nas redes sociais, é apenas um colaborador eventual que não participa da concepção e seleção dos filmes que compõem a programação do evento, portanto não há vinculo com o curso de Artes Visuais da Unifap, conforme divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, 28 de novembro.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body