Através de oficio encaminhado ao promotor de justiça de defesa da educação, o governo do Estado, solicitou providências para apuração dos fatos relacionados a exibição de filmes integrante da programação da 14ª Amostra de Cinema e Direitos Humanos, realizada no Cine Territorial do Amapá – cuja curadoria é de responsabilidade do Curso de Artes da Universidade Federal do Amapá.
De acordo com informações há indícios de que um dos filmes exibidos apresentou conteúdo sensual e de nudez ao público-alvo formado por alunos da rede estadual de ensino fato que gerou desconforto e preocupações entre a comunidade escolar, pais e responsáveis.
No oficio o governo do estado comunica o MP que encaminhou expediente a Secretária de Estado da Educação, determinando a imediata suspenção da programação da 14ª Amostra de Cinema e Direitos Humanos, em cartaz no Cine Teatro Territorial do Amapá e a adoção das medidas necessárias para esclarecer o ocorrido, incluindo a abertura do devido procedimento administrativo.
Outra providencia adotada pelo governo foi o registro de um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Contra a Criança e Adolescente de Macapá – Dercca, para que seja intimado os curadores/organizadores do evento para esclarecer o ocorrido.
O longa-metragem exibido foi “Cidade; Campo”, protagonizado por Bruna Linzmeyer e premiado no Festival de Berlim deste ano. Durante a sessão, alunos gravaram a cena em questão, enquanto riam e gritavam diante do conteúdo explícito.
Também por meio de nota a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) afirma a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é um evento nacional, concebido e executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Leia o conteúdo da nota
NOTA INFORMATIVA – Sobre a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) informa que a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é um evento nacional, concebido e executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e não tem vínculo com este projeto.
O professor Aldrin Santana, mencionado nas redes sociais, é apenas um colaborador eventual que não participa da concepção e seleção dos filmes que compõem a programação do evento, portanto não há vinculo com o curso de Artes Visuais da Unifap, conforme divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, 28 de novembro.