Em 2023, 75% dos municípios do Amapá utilizavam vazadouros a céu aberto, comumente referidos como lixões, como a principal forma de destinação final dos resíduos. Os quatro municípios amapaenses que não relataram a presença desse tipo de destinação final de seus resíduos são: Itaubal, Macapá, Pedra Branca do Amapari e Santana.
Os aterros controlados estavam presentes em apenas 6 municípios do Amapá, o que representa 37,5% do total. Esses municípios são: Itaubal, Macapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Santana e Vitória do Jari. Por outro lado, os aterros sanitários foram reportados em 5 municípios, correspondendo a 31,3%: Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque e Santana.
Essas informações são parte do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, que foi divulgado no dia 28 de novembro de 2024 pelo IBGE.
Mais sobre a pesquisa
O Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023 apresenta informações abrangentes sobre a gestão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa também inclui dados sobre a caracterização e infraestrutura do órgão gestor do serviço de saneamento, legislação e instrumentos de gestão, soluções baseadas na natureza, coleta seletiva e catadores, logística reversa, regionalização, educação ambiental e cobrança.