A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou na quinta-feira (24/04) uma operação de fiscalização em áreas de garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho, no estado do Amapá.
Durante a ação, as equipes constataram a exploração ilegal de minério na região e identificaram que os garimpeiros utilizavam três bases de difusão satélite para garantir conexão de internet no local, o que facilitava a prática criminosa.
Além das estruturas de comunicação que foram desativadas e inutilizadas, os policiais localizaram e destruíram três retroescavadeiras que estavam no garimpo, causando um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 2 milhões aos infratores. Armas e munições também foram encontradas no local e apreendidas. De acordo com informações da própria PF não houve prisões durante a operação. A
Ainda segundo informações oficiais a Polícia Federal e o IBAMA seguem atuando de forma integrada no combate aos crimes ambientais e à exploração ilegal de recursos naturais na região amazônica.