sexta-feira, maio 2, 2025
spot_img
InícioCop30Pré-COP Norte encerra com alertas e propostas aos chefes de Estados

Pré-COP Norte encerra com alertas e propostas aos chefes de Estados

A programação em Belém deu destaque para os Eixos Temáticos da Conferência do Clima como desmatamento zero

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu em Belém (PA), nos dias 25 e 26 de março, o primeiro dos cinco encontros regionais preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro deste ano.

A Pré-COP Norte integra a programação de atividades do projeto ‘Igreja Rumo à COP 30’, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os encontros regionais oferecem formações voltadas para lideranças da Igreja, com o objetivo de promover um entendimento mais profundo sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

A programação em Belém deu destaque para os Eixos Temáticos da Conferência do Clima como desmatamento zero, convergência entre clima e biodiversidade, transição ecológica e energética para uma economia de baixo carbono e financiamento.

Durante o terceiro painel “Crise climática e eventos extremos no bioma amazônico e área litorânea da macrorregião Norte”, a professora Ima Vieira, pesquisadora do Museu Emilio Goeldi, revelou uma transformação profunda e preocupante do maior bioma tropical do planeta e fez uma panorâmica sobre a crise ambiental que a Amazônia enfrenta há mais de três décadas, após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro em 1992.

“As mudanças climáticas têm provocado alterações dramáticas na região com o aumento de temperatura que amplificam significativamente o risco de incêndios e provocam impactos devastadores na região”, alertou.

Igreja na COP30

Divididos por grupos, os participantes aprofundaram o “Documento de Base e Subsídio para a Incidência Política da Igreja na COP30”. A publicação exige de todos, uma postura profética, que denuncie falsas soluções climáticas e anuncie a esperança de uma nova sociedade, baseada na justiça, na fraternidade universal com todas as criaturas e no cuidado com a Casa Comum, refletindo a esperança de que a COP30 seja um marco de resistência e transformação, guiada pela força das comunidades e pela visão de uma Igreja em saída, comprometida com a justiça socioambiental e a dignidade de todos os seres.

“A importância da Pré-COP para o Norte é ter a participação de todos os meios e agentes sociais envolvidos dentro da nossa Igreja Católica, para que possamos refletir e trazer realmente as pautas que são de suma importância para essa mudança climática que está acontecendo nos últimos anos principalmente aqui no Brasil, na Amazônia. Que seja realmente frutuosa e que leve as nossas bases, as nossas comunidades, paróquias e áreas missionárias, à reflexão de um processo de mudança de atitude, de hábitos de cada pessoa”, disse Francisco Meireles, presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil no Regional Norte 1 (CNLB N1) e membro do Conselho do Regional Norte 1, no Amazonas e Roraima.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body