O Governo do Amapá amplia o programa Zera Fila no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, para procedimentos em 14 especialidades. A iniciativa é executada com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).
A parceria atua na demanda acumulada em áreas como ortopedia, traumatologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, oncologia, cirurgia torácica, plástica, endoscópica, bucomaxilofacial e emergencial, com foco na valorização do paciente, visando eliminar as remarcações e agilizar os atendimentos.
As cirurgias com a gestão compartilhada já foram iniciadas e apresentam resultados significativos. Até esta segunda-feira, 16, já foram realizados 58 procedimentos ortopédicos, incluindo fraturas, cirurgias de bacia e fêmur. Pacientes que aguardavam há mais de 90 dias já poderão passar o Natal em casa.
Um dos beneficiados é Sebastião Furtado de Souza, que aguardava há meses por uma cirurgia ortopédica. Preocupado com o problema na perna, ele comemora emocionado a realização do procedimento.
“Estou muito feliz! Graças a Deus e a essa nova equipe, fui operado em uma semana. Disseram que eu poderia perder a perna, mas isso não aconteceu. Agora é só esperar a recuperação. Estou pronto”, celebrou o paciente.