Mesmo sem apresentar nenhuva prova e revelar nomes, e a deputada federal pelo Amapá, a deputada fedeal, Silvia Waiãpi (PL), afirmou em entrevista ao Jornal do Oeste – veículo de informação ligado a extrema direita – que o “narcotráfico utiliza Organizações Não Governamentais (ONGs) para facilitar o tráfico de drogas e de pessoas na Amazônia”.
“É muito grave o que está acontecendo na Amazônia Brasileira” , disse Silvia. “Você tem a atuação do narcotráfico, que utiliza também organizações não governamentais para facilitar o tráfico de drogas nessas regiões, e inclusive o tráfico humano”.
A deputada porém não apresntou nenhuma prova da grave acusação e muito menos revelou nomes das supostas ONGs envolvidas com tráfico de drogas e himano na região. A entrevista foi concedida na quarta-feira, dia 23.
Fundo Amazônia
A deputada também fez outra grave acusação, distorcendo a fonte de recursos do Fundo Amazônia, um mecanismo de financiamento climático brasileiro que, desde sua criação, em 2008, ajudou a manter importantes projetos de proteção e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Durante o governo Bolsonaro, o Fundo foi paralisado e seus principais doadores, Alemanha e Noruega, bloquearam suas contribuições..
Silvia falou na entrevista “que as ONGs atuam com fundo internacional que passam esse dinheiro para o Fundo Amazônia” e que, “essas organizações atuam de forma independente, com financiamento de outros países em áreas com pouca fiscalização do estado brasileiro”.
Silvia não disse porém se já fez a denúncia no Congresso Nacional, se pretende fazer, e se possui provas das graves acusações.
criado pelo Decreto n° 6.257 de 1° de agosto de 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa brasileira pioneira para redução de emissões resultantes do desmatamento e da degradação de florestas (REDD+). É um mecanismo criado principalmente para mitigar as mudanças climáticas, mas é aplicado na proteção da Amazônia.
O Fundo tem como fontes de recursos doações e a remuneração líquida da aplicação dos seus recursos. A captação de recursos é baseada na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na Amazônia.
O BNDES é o responsável pela gestão do Fundo Amazônia, incluindo a captação de recursos, a contratação e o monitoramento dos projetos.
Em junho Silvia Waiãpi teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Apesar disso, ela continua a exercer o cargo na Câmara dos Deputados até que a decisão do TRE seja confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).