quinta-feira, maio 1, 2025
spot_img
InícioPolíticaSem apresentar provas deputada faz grave acusção contra ONGs que atuam na...

Sem apresentar provas deputada faz grave acusção contra ONGs que atuam na Amazônia

Mesmo sem apresentar nenhuva prova e revelar nomes, e a deputada federal pelo Amapá, a deputada fedeal, Silvia Waiãpi (PL), afirmou em entrevista ao Jornal do Oeste – veículo de informação ligado a extrema direita – que o “narcotráfico utiliza Organizações Não Governamentais (ONGs) para facilitar o tráfico de drogas e de pessoas na Amazônia”.

“É muito grave o que está acontecendo na Amazônia Brasileira” , disse Silvia. “Você tem a atuação do narcotráfico, que utiliza também organizações não governamentais para facilitar o tráfico de drogas nessas regiões, e inclusive o tráfico humano”.

A deputada porém não apresntou nenhuma prova da grave acusação e muito menos revelou nomes das supostas ONGs envolvidas com tráfico de drogas e himano na região. A entrevista foi concedida na quarta-feira, dia 23.

Fundo Amazônia

A deputada também fez outra grave acusação, distorcendo a fonte de recursos do Fundo Amazônia,  um mecanismo de financiamento climático brasileiro que, desde sua criação, em 2008, ajudou a manter importantes projetos de proteção e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Durante o governo Bolsonaro, o Fundo foi paralisado e seus principais doadores, Alemanha e Noruega, bloquearam suas contribuições..

Silvia falou na entrevista “que as ONGs atuam com fundo internacional que passam esse dinheiro para o Fundo Amazônia” e que, “essas organizações atuam de forma independente, com financiamento de outros países em áreas com pouca fiscalização do estado brasileiro”.

Silvia não disse porém se já fez a denúncia no Congresso Nacional, se pretende fazer, e se possui provas das graves acusações.

criado pelo Decreto n° 6.257 de 1° de agosto de 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa brasileira pioneira para redução de emissões resultantes do desmatamento e da degradação de florestas (REDD+). É um mecanismo criado principalmente para mitigar as mudanças climáticas, mas é aplicado na proteção da Amazônia.

O Fundo tem como fontes de recursos doações e a remuneração líquida da aplicação dos seus recursos. A captação de recursos é baseada na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na Amazônia.

O BNDES é o responsável pela gestão do Fundo Amazônia, incluindo a captação de recursos, a contratação e o monitoramento dos projetos.

Em junho  Silvia Waiãpi  teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Apesar disso, ela continua a exercer o cargo na Câmara dos Deputados até que a decisão do TRE seja confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body