A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) deu início nesta segunda-feira, 17, ao projeto Parlamentar Responsável: Adote uma emenda universitária. Desenvolvido pelo curso de Direito da instituição, a iniciativa visa implementar um projeto, produzido pelos estudantes, que acessará uma emenda parlamentar, e que tem como objetivo adquirir notebooks para os acadêmicos da graduação.
O primeiro político que aderiu a ideia foi o deputado estadual R. Nelson, que veio até o prédio administrativo da Ueap assinar o recebimento do projeto, que deve ser incluído na sua cota de emendas anuais. Para o parlamentar, essa é uma oportunidade dos alunos participarem dos mandatos, suprindo necessidades reais de sua vida acadêmica.
“É muito importante a gente ter esse contato com os acadêmicos. A gente soube do projeto, por intermédio da professora Karoliny, e achamos interessante porque ele auxilia os acadêmicos a ter o acesso à informação. Sabemos que hoje tudo está interligado com a internet, e o uso de dispositivos como computadores e telefones são fundamentais. E o mandato do Parlamento é para isso, servir à população”, declarou o deputado.
O projeto, idealizado e coordenado pela professora Ana Karoliny Oliveira, pretende servir como exemplo para mais projetos que beneficiem a universidade e seus estudantes. Além de melhorar as ações dentro da Ueap, a docente acredita que a iniciativa contribui para a formação e aprendizado dos estudantes.
“Hoje, o mundo está todo virtualizado, o próprio judiciário está informatizado, com os processos hoje sendo realizados via sistema. Então, essa ação agrega muito na formação dos estudantes, os mecanismos de busca são essenciais e indispensáveis, principalmente para o Direito, que tem uma rotatividade de entendimento judicial diferente todos os dias”, explicou a docente.
A emenda pretende entregar 50 notebooks para os alunos da turma 2024.2 de Direito, primeira turma do curso, previsto para ser realizado em 2026, já que entrará no orçamento do Governo do Estado do referido ano. Estudante da primeira turma, que participou da produção do projeto, Jorge Luis, ficou muito feliz em saber que vai contribuir com a solução de alguns desafios enfrentados por ele e seus colegas de classe.
“Pela falta de alguns materiais, às vezes temos que recorrer à PDF’s, impressões, cópias, então esse projeto vai diminuir todo esse esforço que nós do curso de Direito temos e eu espero que sirva de inspiração para outros parlamentares e para outros cursos, que também possam utilizar esse projeto”, disse o acadêmico, que é presidente do Centro acadêmico de Direito Eunice Paiva.
O intuito dos estudantes e da professora Karolinny é que o “Parlamentar Responsável: Adote uma emenda universitária” seja institucionalizado primeiramente no curso de Direito e em seguida na universidade como um todo, para que possa servir como mais um instrumento de captação de recursos para a instituição.